No dia 04 de novembro de 2001 começava a história nos cinemas de uma das maiores sagas de todos os tempos: Harry Potter. Já se passaram 17 anos desde a première do primeiro filme da franquia, que arrecadou mais de 974 milhões de dólares nas bilheterias mundiais. Para comemorar a data, que é marcante para aqueles que foram crianças e adolescentes nos anos 2000, trouxemos 21 curiosidades sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal.
1- O ator Daniel Radcliffe (Harry) já havia contracenado com a atriz Maggie Smith (Minerva) na série televisiva David Copperfield, da BBC.
2- Existem dois títulos em inglês do filme. No Reino Unido a produção levou o nome de Harry Potter and Philosopher’s Stone, enquanto nos Estados Unidos o título era Harry Potter and Sorcerer’s Stone. Por conta disso, toda vez que um personagem dizia a palavra Philosopher’s, era preciso filmar a cena novamente, substituindo a palavra por Sorcerer’s.
3- Richard Harris só aceitou o papel de Dumbledore após um apelo da neta de 11 anos, que ameaçou nunca mais falar com ele se acontecesse uma recusa do trabalho.
4- Os produtores cogitaram fazer Harry Potter e a Pedra Filosofal em um formato de animação, mas a ideia não avançou. Para nossa sorte!
5- J.K. Rowling foi convidada para interpretar Lily Potter, mas só durante as cenas do espelho de Ojesed. No entanto, a escritora recusou o papel.
6- A filha do diretor do filme, Chris Columbus, interpretou Susan Bones, a garota escolhida para a Lufa-Lufa durante os primeiros momentos em Hogwarts.
7- Em uma das etapas de teste para os papeis, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint atuaram juntos, e a equipe pôde ver se existia uma química entre os atores.,
8- O grande ator Robin Williams recusou o papel de Hagrid na saga. No entanto, J.K. Rowling confessou que sempre imaginou Robbie Coltrane dando vida ao personagem.
9- Em uma das passagens do filme, quando Harry, Rony e Hermione encontram Hagrid, ele está tocando a música principal do filme na flauta.
10- Foram utilizadas duas corujas para dar vida à Hedwig, e elas chamavam Sprout e Gizmo.
11- Harry Potter e a Pedra Filosofal foi indicado a três Oscars (Direção de Arte, Figurino, Trilha Sonora) e a sete Baftas (Filme Britânico, Ator Coadjuvante com Robbie Coltrane, Figurino, Maquiagem, Cenografia, Som, Efeitos Especiais).
12- O pai de Daniel Radcliffe leu os dois primeiros livros da saga para o ator dois anos antes dele começar a interpretar Harry nos cinemas. Segundo Radcliffe, seu pai fazia uma ótima voz de Basilisco.
13- O roteiro do momento de flashback envolvendo a morte dos pais de Harry foi escrito pela própria J.K. Rowling, para evitar revelações futuras sobre a trama.
14- As filmagens da plataforma 9 3/4 realmente aconteceram em King Cross, só que nas plataformas 4 e 5.
15- Tim Roth, consagrado ator britânico, foi convidado para interpretar Snape, mas recusou o convite.
16- Emma Watson fez o teste para viver Hermione cinco vezes.
17- Todas as crianças do elenco podiam ficar apenas nove horas por dia nos sets de filmagens e frequentavam a escola por lá mesmo.
18- J.K. Rowling e os produtores do filme acharam Emma Watson muito bonita para interpretar Hermione. No entanto, o carisma e o talento da atriz se sobressaíram e lhe garantiram o papel.
19- A Warner ofereceu o cargo de diretor do filme a Steve Spielberg. Contudo, o diretor discordou de J.K. Rowling que o elenco deveria ser composto apenas por atores britânicos e acabou não ficando com a direção.
20- O designer de produção, Stuart Craig, consultava J.K. Rowling constantemente para desenvolver o castelo de Hogwarts nos cinemas. Certa vez, para mostrar como era a geografia do local, Rowling desenhou um mapa em uma folha de papel A4.
21- As cenas dos corredores de Hogwarts foram filmadas na Catedral de Gloucester.