“Compre seu ingresso para o filme e ganhe um pacote de lenços”. Essa era uma das promoções em destaque no cinema em que assisti Como Eu Era Antes de Você. E sim, ela se referia ao filme baseado no livro homônimo de Jojo Moyes e era muito propícia. Dirigido por Thea Sharrock, o longa fez com que a ampla maioria dos presentes no cinema soluçasse de tanto chorar.
Ambientada em uma pequena cidade do interior da Inglaterra, a produção conta com vários elementos recorrentes em dramas românticos, mas também inova em certos aspectos. A bela fotografia de Remi Adefarasin, em parceria com os cenários, é fundamental para ditar o clima de romance do filme. Da mesma forma, a edição contribui para que o filme não se torne monótono, apesar de algumas acelerações desnecessárias na narrativa.
Simplificadamente, o roteiro apresenta uma estrutura semelhante ao de outros filmes do gênero. A garota mais pobre se vê obrigada a conviver com um rapaz bonito, rico e arrogante pelo qual se apaixona. No entanto, os caminhos que levam aos conflitos dessa relação são bem incomuns. A personagem Louisa Clark, interpretada por Emilia Clarke (Game of Thrones), é muito peculiar, tanto pelas roupas quanto pelo senso de humor. Apesar de ser cansativa em alguns momentos do filme, Louisa é o centro das atenções, seja pela dramaticidade ou pelo alívio cômico.
Contudo, é válido destacar a atuação de seu maior companheiro de cena, o ator Sam Claflin (Simplesmente Acontece). Interpretando o tetraplégico William Traynor, o ator consegue transmitir a raiva do personagem com maestria. Não chega a ser uma atuação brilhante, mas muito convincente e satisfatória. Assim como a de Neville Longbottom Mattthew Lewis, que obteve mérito ao transformar seu personagem em um dos mais odiados da trama.
A história também aborda discussões interessantes, como a acessibilidade, o preconceito e, principalmente, a eutanásia. Essa última, por sinal, acaba se tornando o estopim para que a platéia tire os lenços do bolso e enxugue as lágrimas. Entretanto, as cenas mais lamentadas pela audiência não são muito bem construídas, tanto pelo ritmo quanto pelas atuações dos protagonistas.
Como Eu Era Antes de Você não é uma obra-prima cinematográfica, mas consegue cumprir com excelência o papel de uma Comédia Romântica Dramática. A mistura de emoções faz com que você saia do cinema triste, feliz, raivoso e satisfeito. Assim como os personagens durante a história. Não precisei da caixa de lenços oferecida pela rede de cinemas, mas quase todas outras pessoas do cinema precisaram. Isso comprova a eficácia do filme.